Sunday 5 July 2009

O Secretário Geral das Nações Unidas NOTAS PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Bangcoc, 4 de Julho de 2009

Boa noite. Obrigado por terem vindo a reunir-me a esta hora tardia do dia.

Como sabe, acabei de vir de uma visita de dois dias a Mianmar. Conheci o dobro da Senior General Than Shwe, e tive discussões com outros funcionários do governo.

Também se reuniu com líderes de partidos políticos registrados Mianmar's e com os antigos grupos armados que optaram por respeitar um cessar-fogo.

Esta manhã eu também tive tempo para visitar Kyon Da Aldeia do Irrawaddy Delta para ver os resultados de recuperação e de reconstrução.

Permitam-me que o meu primeiro endereço reuniões com altos Geral Than Shwe.

Como você já sabe, eu perguntei para um encontro com Daw Aung San Suu Kyi. Estou profundamente decepcionado que Senior General Than Shwe recusou o meu pedido. Permitindo uma visita ao Daw Aung San Suu Kyi teria sido um importante símbolo da vontade do governo para embarcar sobre o tipo de envolvimento significativo que será essencial para que as eleições de 2010 estão a ser visto como credível.

Creio que o governo de Mianmar não teve uma oportunidade única para mostrar o seu compromisso de uma nova era de abertura política.

No entanto, a minha visita permitiu-me a transmitir as preocupações da comunidade internacional muito franca e direta com os Altos General Than Shwe e seu governo.

Meu encontro com Aung San Suu Kyi, porém, não deve ser encarada como a única referência para o sucesso ou o fracasso da minha visita. Porque creio que há muitas outras questões fundamentais que temos abordado, durante a visita, o que [vai] ajudar Mianmar mover para a frente.

Os membros da comunidade internacional quis me dizer-Mianmar líderes que a comunidade internacional está pronta para ajudar o povo de Mianmar alcançar suas legítimas aspirações.

É por isso que fui para a Mianmar, e é isso que nós fizemos.

Eu disse-General Than Shwe Sênior de que a comunidade internacional pretende ajudar Mianmar para a realização da democracia, da reconciliação nacional, uma paz duradoura e do desenvolvimento sustentável.

E eu que nem a paz nem enfatizou desenvolvimento pode prosperar sem a democracia eo respeito pelos direitos humanos.

Eu delineou minhas propostas para o progresso.

Eu disse que Senior General Than Shwe Daw Aung San Suu Kyi e todos os presos políticos devem ser libertados imediatamente e autorizado a participar livremente no processo político.

Eu disse que queria ver reatamento de fundo e calendarizados diálogo entre o governo e Aung San Suu Kyi ea sua Liga Nacional para a Democracia, o maior nível de engajamento.

Eu definidos critérios detalhados para um ambiente propício para eleições livres e justas em 2010. Só então é que as eleições credíveis e de ser visto como legítimo.

Tenho instou-os a publicar o mais rapidamente possível a lei eleitoral e criar uma comissão eleitoral e definir uma data ou mês para as eleições em 2010. Discuti o estabelecimento de uma ampla base de apoio económico nacional fórum para abordar Mianmar's necessidades de desenvolvimento.

Eu também discutidas as questões práticas relacionadas com a assistência humanitária, especialmente a rápida emissão de vistos.

Falei, também, a expansão da assistência humanitária para além
o Delta área.

Estas são todas as áreas onde eu espero que a Mianmar governo para demonstrar progressos num futuro muito próximo.

Finalmente, antes de partir para o aeroporto, eu falei para uma platéia de Mianmar altos funcionários do governo, diplomatas, local e internacional de organizações não-governamentais e agências das Nações Unidas. Foi um grande encontro. Eu entregue um amplo discurso definindo minhas mensagens para Mianmar - sobre a reconciliação nacional, os direitos humanos e da democracia, sobre a assistência humanitária e sobre o progresso económico.

Hoje, antes de eu vir para cá, tive uma reunião com o Primeiro-Ministro da Tailândia e me informou a minha visita a Mianmar, e vou continuar a colaborar com os membros do grupo de amigos em Mianmar. Meu conselheiro especial Mr. Gambari, no seu regresso a Nova Iorque, vai convocar o grupo de amigos em Mianmar e breve os membros lá que nós vamos continuar a seguir com as autoridades de Myanmar, sobre o andamento dos assuntos que tenho discutido com as autoridades de Myanmar.

Eu agradeço novamente a vossa atenção e vai acolher algumas perguntas. Muito obrigado.

www.bdcburma.org

No comments:

Post a Comment